segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Cavaco usa feira de Grândola como exemplo para ultrapassar crise

Setúbel na Rede
28.08.2008



Cavaco Silva utilizou a Feira de Agosto como um “exemplo positivo de dinamismo e investimento”, para apelar à mobilização dos portugueses face aos “tempos de crise” que o país atravessa. O Presidente da República falava na cerimónia de inauguração da feira franca de Grândola, “uma das mais importantes do país”, considerou.

Cavaco Silva, que explicou ter aceite o convite para inaugurar a Feira de Agosto por “procurar valorizar os bons exemplos nacionais nos mais variados sectores”, falou da importância do certame para o Alentejo em geral e para o distrito de Setúbal em particular, especificando que esta “é a expressão das novas oportunidades, de ter vontade de vencer e seguir em frente”, servindo-se do lema da feira deste ano, “turismo, ambiente e desenvolvimento”.

O Presidente alertou para a importância mútua do “desenvolvimento económico e do desenvolvimento social” no bem-estar da população e confessou que “espera que não sejam repetidos os erros cometidos em outras regiões”, nomeadamente em termos de “preservação do ambiente”, no desenvolvimento turístico de Grândola. Cavaco generalizou ainda aos restantes concelhos, ao avisar que cada um “tem de marcar a diferença”.

Sublinhando mais uma vez “a situação económica e social difícil” que se vive, Cavaco Silva referiu a “competitividade internacional como a palavra-chave” para ultrapassar as dificuldades, reiterando a importância das empresas portuguesas e alertando que é preciso “seguir estratégias políticas adequadas para não ficarmos para trás na União Europeia”. Para isso, serviu-se novamente do exemplo da Feira de Agosto, como um símbolo “de investimento, dinamismo, empreendedorismo e inovação”.

O Presidente da República congratulou também o facto de a feira de Grândola ter “custo zero” para o erário público, “uma mensagem que devia ser absorvida por todos os que usam dinheiro público”. Por isso, Cavado felicitou o presidente da câmara de Grândola, que justificou o sucesso do certame com muita “organização, trabalho, rigor, empenho e confiança”. Carlos Beato referiu ainda que Grândola é cada vez mais “um pólo de centralidade e uma região mais atractiva para os investidores e os promotores turísticos”, afirmando-se como “um destino turístico de excelência”.

Sem comentários: