terça-feira, 5 de agosto de 2008

Grândola: Carlos Beato aposta na transformação de concelho rural em destino turístico de excelência

.
.
Grândola, 02 Ago (Lusa) - A transformação de um concelho rural num destino turístico de excelência é o objectivo do actual presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato, que promete recandidatar-se ao cargo nas próximas autárquicas, para concretizar a mudança iniciada em 2001.

Carlos Beato visitou Grândola pela primeira vez na década de setenta do século passado, a convite de uma camarada de armas, numa altura em que estava longe de imaginar a sua participação na Revolução de Abril e a posterior eleição para presidente daquela autarquia, como candidato independente nas listas do PS, nas eleições autárquicas de 2001.

A primeira vez que foi a Grândola ficou também gravada para sempre na vida de Carlos Beato, porque ali conheceu a mulher e mãe dos seus dois filhos, a Joana e o Pedro, que diz ter tido um papel fundamental em toda a sua vida.

Ribatejano dos quatro costados, como gosta de dizer, Carlos Beato, estudou em Benavente, Vila Franca e Alenquer, tendo concluído o Liceu em Lisboa, cidade onde também se licenciou em Gestão, em 1970, numa altura em que estava longe de imaginar a sua participação na Revolução de Abril e a eleição como presidente da autarquia grandolense.

Em Outubro de 1973, foi convidado por Salgueiro Maia para integrar o movimento dos capitães e participar na operação "Fim Regime", que ditou o fim da ditadura fascista, na madrugada de 25 de Abril de 1974.

"Percebi logo do que se tratava, sendo certo que, falar disto antes do 25 de Abril, era uma coisa muito complicada devido à existência de uma polícia politica como a PIDE (Policia Internacional de Defesa do Estado)", disse.

"Disse-lhe que sim porque não concordava com o antigo regime e porque me sentia honrado com o convite. Mas reconheço, com humildade, que também aceitei o convite porque era difícil dizer que não a um homem com a dimensão de Salgueiro Maia", acrescentou o autarca de Grãndola.

Depois de ter participado na Revolução de Abril, Carlos Beato acabou por adquirir alguma experiência política como secretário-geral do antigo Partido Renovador Democrático (PRD) fundado pelo general Ramalho Eanes.

O regresso à política surgiu nas eleições autárquicas de 2001, quando aceitou o convite dos dirigentes do PS para se candidatar à Câmara de Grândola, em que viria a ser eleito como independente.

Carlos Beato começou a ser sondado por algumas das mais destacadas figuras do PS, no princípio de 2000, mas, afirma, "nem o então primeiro-ministro António Guterres acreditava na possibilidade de derrotar o PCP na vila de Grândola".

Para surpresa de muitos, Carlos Beato não só foi eleito com maioria absoluta nas autárquicas de 2001 como viria a ser reeleito para um segundo mandato em 2005.

O autarca assume como principal objectivo a concretização dos empreendimentos turísticos de Tróia, Pinheirinho, Costa Terra e Comporta, que deverão transformar o litoral alentejano num dos principais destinos turísticos do País.

"Penso que tenho desempenhado um papel importante na responsabilização social dos promotores do desenvolvimento da região e no combate à burocracia. Quando não se pede para o bolso mas para fins públicos e com total transparência, fica tudo mais fácil", disse à Lusa Carlos Beato, salientando que os investimentos em curso na região ascendem a 2.000 milhões de euros e deverão criar "cerca de cinco mil postos de trabalho directos e cerca de dez mil indirectos ou induzidos".

Como contrapartida pela viabilização do empreendimento Herdade da Comporta, a Câmara de Grândola assegurou um investimento global de 10 milhões de euros na requalificação das infra-estruturas da Freguesia do Carvalhal - novas vias, iluminação pública, passeios, ciclovias, parques de estacionamento, sendo cinco milhões de euros comparticipados a fundo perdido pela Herdade da Comporta.

"Não fazia sentido que o Carvalhal ficasse esquecido só porque se trata de uma zona já habitada", justificou Carlos Beato, defendendo a necessidade de dotar aquela Freguesia de melhores infra-estruturas.

A par dos empreendimentos turísticos do litoral alentejano, Carlos Beato destaca também o projecto de musealização das antigas minas do Lousal, com um Centro de Interpretação e, dentro de alguns anos, com a descida ao interior da mina.

Carlos Beato mostrou-se igualmente satisfeito com o acordo alcançado com o Governo português para a construção no Concelho de Grândola, do novo estabelecimento prisional que irá substituir a Cadeia de Pinheiro da Cruz.

Convicto de que o Concelho de Grândola vai mudar bastante, para melhor, nos próximos anos, Carlos Beato, assume desde já a recandidatura a um novo mandato autárquico na Câmara de Grândola, esperança de ver concretizados muitos dos projectos anunciados para o Município.

Sem comentários: