domingo, 22 de fevereiro de 2009

Atlantic Tour anima Comporta durante 30 dias

.

A Herdade da Comporta vai transformar-se numa 'cidade equestre' para receber a 3ª edição da Atlantic Tour, entre 23 de Fevereiro e 22 de Março. Esta é uma das maiores e mais prestigiadas provas equestres de cariz internacional realizadas em Portugal, e conta com a participação de 630 cavalos e 200 cavaleiros.

António Moura, responsável pela organização, explica ao Expresso que o investimento no evento atinge 1,5 milhões de euros. "A Atlantic Tour é o maior evento equestre de sempre no país. Esperamos que tenha um impacto de 6 a 7 milhões de euros na economia da região do litoral alentejano", adianta.

Durante 30 dias vão-se disputar várias provas - todas de saltos -, com oito delas a contar para o ranking mundial. A prova final, um CSI (Concurso de Saltos Internacional) de 4 estrelas, qualifica para os Europeus de 2009 e para os Jogos Equestres Mundiais de 2010. A cavaleira Jessica Kurten, número 4 do ranking mundial, é a 'cabeça de cartaz', num evento que vai distribuir um total de 360 mil euros de prize money. A tenista Martina Hingis, ex-número 1 do mundo, é a principal atracção nas provas amadoras.

O evento é uma espécie de pré-época que conta com a apresentação de novas promessas. Por isso, os "olheiros deslocam-se a Portugal para tentarem encontrar futuros 'Ronaldos' dos cavalos", explica António Moura.

A título de curiosidade, aqui ficam alguns números do evento: 20 países representados, 300 tratadores, 100 toneladas de ração, 2400 ferraduras, 180 camiões para transporte dos cavalos, 120 mil m2 de área total e cinco pistas (três de areia e duas de relva).

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Sismo de 3,9 graus abalou Litoral alentejano

.

O Litoral alentejano foi abalado, a meio da tarde desta quarta-feira, por um sismo de magnitude 3,9 na escala de Richter.De acordo com o Instituto de Meteorologia, que confirmou o sismo, por volta das 16h00, o abalo teve epicentro a 12 quilómetros a Sul de Grândola, tendo sido sentido em várias localidades, como Alcácer do Sal.O sismo não causou qualquer dano, mas foi suficiente para alertar a população, sendo que as corporações de Bombeiros daquela região do Distrito de Setúbal receberam vários telefonemas a dar conta do sucedido.O comandante dos voluntários de Grândola, Rui Grilo, adiantou que embora não haja registo de vítimas, o abalo foi sentido com alguma intensidade.

.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Carlos Beato foi eleito Presidente do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Litoral Alentejano.

.


O Presidente da Câmara Municipal de Grândola foi eleito por unanimidade no passado dia 31 de Janeiro.
A Direcção da Turismo do Alentejo Litoral ERT conta, para além do Presidente Carlos Beato, com 4 vice-presidentes, são eles Vítor Poença, Carlos Alberto da Silva, Carlos Beirão da Viga e Henrique Montelobo, sendo a mesa da Assembleia-Geral presideda por Pedro Paredes.
Com sede em Grândola, o Pólo de Desenvolvimento Turístico do Litoral Alentejano integra os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.
Partes integrantes da referida entidade são também o membro do Governo com a tutela sobre o sector do turismo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Associação de Resorts do Alentejo Litoral, a Associação de Hotelaria de Portugal a Associação de Restauração e Similares de Portugal.
Rádio PAX, 05.02.2009