domingo, 22 de fevereiro de 2009

Atlantic Tour anima Comporta durante 30 dias

.

A Herdade da Comporta vai transformar-se numa 'cidade equestre' para receber a 3ª edição da Atlantic Tour, entre 23 de Fevereiro e 22 de Março. Esta é uma das maiores e mais prestigiadas provas equestres de cariz internacional realizadas em Portugal, e conta com a participação de 630 cavalos e 200 cavaleiros.

António Moura, responsável pela organização, explica ao Expresso que o investimento no evento atinge 1,5 milhões de euros. "A Atlantic Tour é o maior evento equestre de sempre no país. Esperamos que tenha um impacto de 6 a 7 milhões de euros na economia da região do litoral alentejano", adianta.

Durante 30 dias vão-se disputar várias provas - todas de saltos -, com oito delas a contar para o ranking mundial. A prova final, um CSI (Concurso de Saltos Internacional) de 4 estrelas, qualifica para os Europeus de 2009 e para os Jogos Equestres Mundiais de 2010. A cavaleira Jessica Kurten, número 4 do ranking mundial, é a 'cabeça de cartaz', num evento que vai distribuir um total de 360 mil euros de prize money. A tenista Martina Hingis, ex-número 1 do mundo, é a principal atracção nas provas amadoras.

O evento é uma espécie de pré-época que conta com a apresentação de novas promessas. Por isso, os "olheiros deslocam-se a Portugal para tentarem encontrar futuros 'Ronaldos' dos cavalos", explica António Moura.

A título de curiosidade, aqui ficam alguns números do evento: 20 países representados, 300 tratadores, 100 toneladas de ração, 2400 ferraduras, 180 camiões para transporte dos cavalos, 120 mil m2 de área total e cinco pistas (três de areia e duas de relva).

Sem comentários: