quinta-feira, 20 de maio de 2010

Desvendado o mistério do "OPNI" da Galé

.



Objecto percorreu 5530 quilómetros até ser encontrado pelos voluntários da Brigada do Mar. 'Navegou' desde Nova Jérsia.
"Veio dos Estados Unidos ter com a Brigada do Mar", disse ao DN Rute Novais, voluntária, a propósito do objecto mais estranho até agora encontrado nos 45 quilómetros de costa alentejana que a Brigada do Mar se propôs a limpar, entre 8 e 23 deste mês. O achado, apelidado de ovni (Objecto Voador Não Identificado), foi descoberto no passado dia 9, na praia do Pinheirinho, no concelho de Grândola. Mais tarde, viria a ser identificado como "uma peça de monitorização de marés, para gerar energia" que se soltara, há mais de um ano, de um sistema de aproveitamento de energia das marés em Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América, e que percorreu 5530 quilómetros até chegar à costa portuguesa.

Para os voluntários, foi uma surpresa encontrar um objecto "amarelo gigante", com 1,70 metros de altura e dez de diâmetro, no areal da praia, depois de este dar à costa. Avisaram, imediatamente, a Câmara Municipal de Grândola, apoiante da iniciativa, que se encarregou de entrar em contacto "com outras instituições que reconheceram o objecto", acrescentou Rute Novais. Agora, a peça vai voltar para Nova Jérsia, onde "vai ser recuperada".

Esta preciosidade foi apenas uma das muitas que os cerca de 40 voluntários da Brigada do Mar têm encontrado ao longo dos últimos dez dias de limpeza dos areais. Das praias da costa alentejana localizadas entre Tróia e Melides já foram recolhidos, para além de o lixo habitual, electrodomésticos, uma botija de gás cheia, seringas e cadáveres de animais - nomeadamente de uma tartaruga e de um cão.

Esta é a segunda edição de uma iniciativa que nasceu o ano passado, com o apoio da Câmara Municipal de Grândola, responsável pelo transporte dos detritos recolhidos para os locais apropriados e pelo alojamento e alimentação dos voluntários.

Este ano, Rute Novais notou uma maior adesão por parte dos cidadãos, realçando o caso de "seis pessoas que tiraram duas das suas quatro semanas de férias" para participar numa actividade que consideram "compensadora". Lamenta apenas que, por motivos "logísticos", a participação de um maior número de voluntários não seja "sustentável".

Sustentabilidade é também aquilo que o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Grândola, Paulo do Carmo, procura ao ao ajudar a Brigada do Mar, que de "uma forma voluntária, amiga e graciosa" se disponibiliza para limpar o litoral, ainda que encontre "objectos mais ou menos normais", mas que são, segundo o vereador, "preferíveis a objectos perigosos e poluidores."

Diário de Notícias, 19.05.2010

.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Um OPNI na Galé

.



No fim de semana fui, pela primeira vez este ano, à "nossa praia". Areia deserta a perder de vista e este OPNI (Objecto Pousado Não Identificado).

Uma espécie de disco voador com cinco metros de diâmetro ? Sinal indecifravel de uma civilização galáctica nestes conturbados tempos de bancarrota ?

Deve ser apenas uma bóia marítima de sinalização que se soltou do fundo e o mar trouxe.
Ou não...




.